Como ir bem em uma primeira entrevista de emprego

 Se preparar para uma entrevista de emprego é semelhante a se preparar para uma prova . Afinal, os sentimentos antes de uma entrevista de emprego e exame são iguais. 

E quando é sua primeira entrevista? O misto de sentimentos como medo e nervosismo podem ser ainda maiores.

Mesmo assim você se sente tanto ansioso quanto animado. 

Mas apesar de os sentimentos de entrevista e provas serem parecidos, o processo é bem diferente. 

Para te ajudar a superar essa fase importante em sua vida separamos algumas dicas que podem te ajudar na sua primeira entrevista de emprego.

1. Em primeiro lugar, leia mais:

Quanto mais você ler, mais conhecimento terá. Quanto mais conhecimento você tiver  mais chances de sucesso. Leia tudo relacionado ao seu campo e que certamente o ajudará a longo prazo. 

Então procure absorver conhecimento principalmente relacionando a área que você pretende ingressar. Isso vai te ajudar muito! Se, por exemplo, o recrutador usar termos próprios da área ou fazer alguma pergunta, quando você mostrar que entende e sabe a resposta poderá passar a mensagem de que apesar de novo nesse mundo é esforçado, busca aprendizado e tem muito para oferecer.

2. Converse com seus amigos sobre a entrevista:

Você deve conversar com seus amigos sobre suas experiências de entrevistas, afinal você não tem domínio nisso.

Ouvir as experiências de outras pessoas o ajudará a saber mais sobre o processo de entrevista e os critérios. 

Além disso, você ficará sabendo de outras coisas, como se arrumar para entrevistas e assim por diante. Portanto, converse com o máximo de pessoas que puder. Cada experiência conta e é importante.

3. Cada experiência é diferente:

Cada entrevista e processo seletivo funciona de uma forma diferente. Além disso, cada pessoa se comporta de um jeito. Ainda sim você pode aprender muito com isso e estar atento aos erros que foram cometidos e o que você deve fazer para evitar.

4. Mantenha-se calmo:

Sua mente deve estar calma. Apesar de estar ansioso é a lei da natureza, manter a calma pode ajudá-lo a ter sucesso na entrevista. 

Ficar nervoso ou entrar em pânico, pode facilmente te fazer ter um branco e ficar paralisado sem saber o que dizer. Portanto, para evitar isso, mantenha-se calmo durante a entrevista.

5. Experimente e acalme sua mente com sua música favorita:

Sua música favorita pode acalmar sua mente. Portanto, antes de ir para a entrevista, tente acalmar sua mente ouvindo suas músicas favoritas. Certamente ajudará a ter uma entrevista melhor, porque o uma mente calma sempre trabalha melhor . 

Além disso, se você entrar na sala de entrevista com a mente calma, será capaz de lidar com as perguntas difíceis de uma boa maneira ou, se sua mente não estiver relaxada, você poderá deixar de responder às perguntas.

6. Conheça o seu currículo:

Tudo o que você escreveu em seu currículo deve ser conhecido por completo. Embora seja a sua primeira entrevista e você possa não ter nenhuma experiência antes disso, ainda assim você deve saber o que escreveu no currículo, pois pode ter que responder às perguntas sobre o assunto em seu currículo.

7. Conheça também a sua área de interesse:


Por se tratar de sua primeira entrevista, eles certamente lhe perguntarão sobre seu plano futuro, portanto, você deve ter certeza do que deseja fazer. Além disso, você deve dizer a eles sua área de interesse. Deixe que eles saibam tudo o que você sabe sobre seu próprio campo e o interesse que você exerce nele.

8. Esteja confiante:

Estar confiante é vital . Isso ocorre porque apenas a confiança o ajudaria a superar a entrevista. 

A confiança só vem quando você tem certeza de algo. Se você não tiver certeza de nada, não ficará confiante. 

Portanto, você deve saber o que tem a dizer e o que não é. Só então você se sentiria confiante em si mesmo.

 A confiança é a chave de tudo. Ninguém irá te ensinar a confiança, é só você que pode obter isso dentro de si.

9. Durma bem uma noite antes da entrevista:

Ter um sono profundo também é muito importante. Isso ocorre porque a falta de sono pode deixá-lo fora de foco durante a entrevista. 

Portanto, durma bem antes da entrevista para que seu cérebro permaneça fresco e você seja capaz de responder às perguntas de uma maneira inteligente.

10. Decida sobre o seu traje:

O que você veste é a primeira coisa que reflete quem você é. Portanto, quando for para uma entrevista, certifique-se de se vestir de maneira adequada. Boa maneira aqui significa vestir-se formalmente.

Não use bermudas ou shorts enquanto for para a entrevista. Certifique-se de estar vestido formalmente.

11. Faça um currículo de forma profissional:

O currículo é tudo o que você fez ou gostaria de fazer. Portanto, seu currículo deve ser profissional. O formato, o conteúdo do currículo deve ser preciso. Nenhum erro gramatical deve estar lá. Além disso, deve ser bem apresentado.

13. O trabalho de pesquisa é importante:

Para qualquer tipo de trabalho, a pesquisa é importante. Portanto, mesmo que você seja um entrevistado, a pesquisa é necessária. Você precisa pesquisar sobre a empresa que o entrevistará.

Você pode acessar o site da empresa ou verificar algumas informações com alguém que talvez conheça um pouco da empresa. Se você se informar um pouco sobre o perfil da organização, ficará sabendo sobre os tipos de perguntas que podem ser feitas a você.

14. Seja verdadeiro consigo mesmo e com eles também:


Lembre-se de uma coisa, não mentir. Deve ser franco sobre aquilo que sabe e domina e também sobre coisas que não tenha conhecimento.

Além disso, coloque em seu cérebro que aqueles que entrevistaram não são tolos, eles são pessoas bastante experientes e mesmo se você tentar fazê-los tolos, você pode ser pego. Portanto, se você não quer ser pego em flagrante, seja verdadeiro consigo mesmo e com eles.

15. Não fique calado:

A entrevista deve ser interativa. Portanto, quando for para uma entrevista, certifique-se de não ficar calado durante todo o processo. 

Tente colocar as perguntas e também dar expressões positivas ou negativas conforme as respostas e as perguntas feitas durante a entrevista.

16. Uma conexão olho no olho deve estar lá:

Tente responder olhando nos olhos do entrevistado. Isso mostra o quanto você está confiante. 

Quando você fala com eles olhando nos olhos deles, você se apresenta como confiante. Portanto, tente se comunicar olhando em seus olhos. Não olhe para baixo, pois isso mostraria falta de confiança em você.

17. Sua linguagem corporal fala muito sobre você:

Como você se senta, como você cumprimenta, como você responde, seus gestos, sua linguagem corporal também marcam uma parte importante na entrevista.

Portanto, certifique-se de adotar uma linguagem corporal boa e atraente. 

Isso é importante porque nenhuma empresa gostaria que uma pessoa com linguagem corporal errada representasse sua organização.

De fato, uma nova experiência nem sempre é fácil. Mas as dicas apresentadas aqui vão te ajudar a superar essa nova fase com sucesso





Postar um comentário

17 Comentários

  1. Disk é verdade ,só vou saber quando me chamaram realmente

    ResponderExcluir
  2. Será que é verdade esse emprego só vou acreditar quando me chamar aí sim eu vou acreditar acho que é mentira será que é um boato será que é fake não sei?

    ResponderExcluir
  3. Sera que e verdade esse emprego

    ResponderExcluir
  4. Fiz tudo direitinho,e consegui uma vaga

    ResponderExcluir
  5. Fiz tudo direitinho e consegui uma vaga

    ResponderExcluir
  6. Gostei por eu ter com seguido essa vaga

    ResponderExcluir
  7. Será que e vdd esse emprego

    ResponderExcluir
  8. E verdade sim esse emprego

    ResponderExcluir
  9. To muito em duvido ta fácil demais pra der verdade!

    ResponderExcluir
  10. Estou no aguardo para me chamarem. Fiz tudo certinho

    ResponderExcluir