Como arrasar no primeiro dia de Trabalho

 Os primeiros dias de trabalho são sempre os mais difíceis. Afinal, você está indo para um local que não conhece e sente a necessidade de impressionar.

Por isso, trouxemos algumas dicas que podem te ajudar a ter um bom desempenho na sua nova trajetória.

Saiba mais sobre seu novo empregador e colegas de trabalho

Use seu tempo livre para aprender mais sobre seu novo empregador e colegas de trabalho.

Caso ainda não tenha feito isso, estude o site da empresa para saber mais sobre seus futuros colegas. 

Encontre e siga a organização, seus funcionários principais e membros da equipe com a qual você trabalhará (se já souber disso) nas redes sociais para ter uma ideia de suas personalidades, interesses e qualidades profissionais. 

Você provavelmente desejará ter alguma coisa para falar - e saber com quem está falando a - no seu primeiro dia.

Revise os materiais de integração

Reserve um dia inteiro entre as tarefas para revisar todos os materiais informativos de integração que você recebeu até agora de seu novo empregador. Isso pode incluir:

Manual do funcionário que descreve as políticas às quais todos os funcionários devem seguir.

Pacotes de benefícios para funcionários descrevendo o escopo, custo e procedimentos de inscrição para planos de saúde, benefícios adicionais.

Contrato de trabalho, com suas especificações

Informações sobre seus direitos e obrigações como funcionário. Isso é imprescindível para que você não faça nada que não pode 

Visualize o sucesso e então agarre-o

Acredite em você e no seu potencial. Passe um de seus dias de pré-início, ou o início da manhã do próprio dia, preparando-se mentalmente para o sucesso. Veja-se vencendo. Faça isso. E então vá trabalhar e faça acontecer.

Prepare e aperfeiçoe seu argumento pessoal

Passe seus últimos dias de liberdade preparando e aperfeiçoando seu argumento de venda pessoal. 

Uma vez que você precisará repeti-lo para colegas alguma vezes, é útil ter algumas versões à mão.
 
Faça um brainstorming de histórias e cenários (verdadeiros) que sintetizem o valor que você traz para a mesa e o tornem mais querido pelas pessoas com quem você trabalhará em sua nova função.

Só seja cuidadoso para não passar uma imagem prepotente, principalmente para seu chefe.

Espere que o primeiro dia seja atípico
 
Não existe um primeiro dia de trabalho “normal”. Na maioria das organizações, o primeiro dia é uma confusão de reuniões: com membros de sua equipe, sobre benefícios e outras questões de recursos humanos, para treinamento em sistemas e protocolos internos. 

Pode levar dias ou até semanas antes que você possa dedicar sua atenção aos projetos que você foi contratado para cuidar. 

Use o provisório para se familiarizar com o layout de seu escritório e aprender os ritmos de seus colegas de trabalho.

Se Planeje para trazer o essencial

Passe o dia anterior ao seu primeiro dia de trabalho fazendo uma lista dos itens de que você provavelmente precisará no escritório ou local de trabalho. 

Leve uma caneta e um bloco de notas para fazer anotações, seu smartphone, caso precise procurar algo, e uma pasta ou bolsa para carregar documentos. 

Provavelmente a empresa contará com esses itens, mas você pode se sentir mais a vontade se já estiver preparado.

E se você usar óculos, não se esqueça de levá-los. Afinal você poderá precisar assinar algum documento, ler algo.

Para minimizar o risco de falha de comunicação  você pode confirmar com seu supervisor se é necessário levar algo em específico, talvez um documento.

Veja os documentos de identificação exigidos e a papelada de integração

Confirme a lista de documentos que você precisa levar e corra atrás para ter tudo em mãos. Você passaria uma má impressão se aparecesse desprevenido.

Em muitos casos você deverá relatar pessoas para se beneficiar do seu seguro de vida, se desejará transporte da empresa, etc. É bom pensar em tudo isso antes.

Fique tranquilo e atento

É totalmente natural ficar assustado com a perspectiva de começar um novo emprego. 

Honestamente, seria estranho se você não estivesse nervoso com seu novo papel.

Praticar a atenção plena pode ajudar a controlar seu nervosismo e evitar que se transformem em pânico que diminui a produtividade. 

Reserve alguns minutos antes do seu primeiro dia de trabalho (ou todos os dias, se achar que isso ajuda) para sentar em silêncio e refletir sobre o que está por vir. 

Concentre-se em limpar sua mente, ouvir seu corpo e respirar fundo e intencionalmente.

Então, quando você se deparar com uma situação desconhecida que normalmente poderia irritá-lo, tire férias mentais, por assim dizer, e depois estará de volta para enfrentar o desafio com a mente limpa.

Lembre-se de que seu empregador também precisa de você

Se a atenção plena não é sua praia, escolha uma abordagem racional. Lembre-se de que seu novo empregador o contratou por um motivo. Eles esperam que você tenha um desempenho de alto nível, mas também precisam muito de você na função - ou não o teriam contratado.

Não fique vagueando

Confirme seu ponto de contato inicial antes de chegar ao escritório ou local de trabalho. Assim que chegar,  anuncie sua presença. Não explore o escritório por sua própria iniciativa. Seu primeiro contato provavelmente será no departamento de RH, mas fique seguro e fique na recepção até ser chamado.

Você terá tempo para obter a configuração do terreno mais tarde. 

Seja uma esponja e evite preconceitos

Deixe de lado quaisquer noções preconcebidas sobre seu novo empregador e resista às tentativas transparentes de colegas de substituí-las por novos preconceitos. 

Tente não absorver muitas informações de colegas , que muitas vezes têm interesses intensos (e competitivos) em descrever o local de trabalho de sua perspectiva.

Você terá muito tempo para formar suas próprias opiniões sobre tudo e qualquer coisa relevante para o seu trabalho: seus colegas, o estilo de gestão do seu chefe, a visão estratégica e as prioridades da sua organização. Só não no primeiro dia. Hoje, seu trabalho é aprender o máximo possível de maneira transparente e imparcial.

Faça muitas perguntas

Não tenha medo de fazer perguntas diretas e honestas. Melhor parecer sem noção e ingênuo agora do que seis meses depois. E certifique-se de reter as respostas às suas perguntas fazendo anotações em um bloco de notas, smartphone ou tablet. 

Seja pontual e eficiente

Nem é preciso dizer, mas você ficaria chocado com a quantidade de novos contratados que chegam ao trabalho tarde no primeiro dia, demoram a almoçar ou saem cedo.

Depois de assumir sua nova função, você pode ganhar o direito de chegar tarde, sair mais cedo ou fazer longos intervalos para o almoço. 

Mas por enquanto faça o que for preciso para chegar a tempo - por exemplo, ensaiar o caminho para o escritório em um dos dias de folga antes da data de início.

De fato, o primeiro dia de trabalho pode ser cheio de surpresas e desafios mas as dicas mencionadas aqui vão te ajudar a enfrentá-lo de forma positiva, causando uma boa primeira impressão.